Você conhece o Vlibras?
VLibras é um conjunto de ferramentas, criado através de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
É um sistema gratuito, de distribuição livre e código aberto, que pode ser utilizado para traduzir para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), conteúdos digitais encontrados em formato de texto, áudio ou vídeo na Língua Portuguesa.
Desta forma, computadores, celulares e plataformas Web se tornam mais acessíveis para as pessoas surdas.
O VLibras é de fácil utilização, muito prático e objetivo. A proposta é realmente trazer maior acessibilidade, uma vez que transforma qualquer smartphone ou computador em um tradutor de conteúdo.
Mas como funciona o VLibras?
Como falamos, o VLibras traduz conteúdos selecionados no navegador do usuário para Libras de maneira simples, rápida e bem fácil.
Podemos utilizar o VLibras como instrumento de aprendizado da comunicação em Libras, mas também como ferramenta de apoio educacional.
O primeiro passo é acessar e instalar o aplicativo, dependendo de onde a ferramenta será utilizada, smartphone ou computador. Existe o App para Androide ou IOS, assim como aplicativos para os diferentes navegadores. Listamos abaixo os mais utilizados:
– App IOS
Uma vez feito isso, basta selecionar o texto que deseja traduzir para Libras, clicar no texto selecionado com o botão direito do mouse e depois clicar no ícone do VLibras.
Assim que o aplicativo carregar completamente, ele irá reproduzir, em Libras, o texto indicado.
Para facilitar ainda mais a utilização, o usuário pode aumentar ou diminuir a velocidade da reprodução do texto, assim como pausar a tradução a qualquer momento.
Será que vale a pena utilizar estas ferramentas para o aprendizado de Libras?
Hoje, o serviço apresenta 70 mil frases treinadas por inteligência artificial, conta com uma biblioteca com mais de 21 mil sinais e tem cerca de 100 mil traduções realizadas todos os dias.
Certamente, um grande passo para tornar a web mais acessível para mais de 10 milhões de pessoas!
Sem dúvida, qualquer ferramenta que traga maior acessibilidade e facilidade no aprendizado, tem seu valor. Seja qual for a proposta de ensino. Atualmente, muito se perde ao não acessar conteúdos na internet. Aplicativos como o VLibras e o HandTalk suprem essa necessidade.
Porém, é extremamente importante que um aluno de libras ou intérprete busque um professor habilitado e um método de aprendizado completo na hora de aprender. Então, as ferramentas como o VLibras ou o HandTalk podem ser consideradas um apoio excelente, mas não substituem, em hipótese alguma, a necessidade de um trabalho profissional no ensino.
Ou seja, o VLibras não substitui um intérprete humano ou um professor humano em um curso.