Você, estudante de Libras, provavelmente já deve ter se deparado com o termo “Classificadores em Libras”, mas você sabe do que se trata?
A princípio podemos dizer que, classificadores são maneiras que as pessoas utilizam para descrever a realidade das coisas que estão ao seu redor, ficando muito próximos da mímica.
Eles possibilitam ao falante, uma comunicação muito mais fluída, pois permite que o emissor expresse com uma enorme gama de detalhes aquilo que está sendo dito.
Neste artigo será possível encontrar muitas outras informações a respeito dos classificadores. Então, continue lendo esta postagem até o final!
Saiba tudo sobre os classificadores em Libras
Os classificadores em Libras são sinais que ajudam a resumir nossas ideias e tem como intenção descrever pessoas, animais, objetos e verbos. As ações que estão acontecendo são descritas por meio da expressão corporal.
Usar os classificadores durante uma conversa em Libras permite empregar uma enorme riqueza de detalhes ao diálogo, além de trazer maior fixação do assunto e ser uma maneira mais divertida de desenvolver determinado tema, tornando ainda mais fácil de compreender o significado de algo.
Os classificadores em Libras podem ser divididos em nove grupos principais, conforme é possível ver a seguir.
1. Formas, objetos e seres vivos
Este se refere ao tamanho e forma de objetos inanimados e seres vivos e, normalmente, é feito com as duas mãos, tanto para formas simétricas quanto assimétricas e não indicam posição ou movimento.
Alguns exemplos de aplicação deste podem ser com a descrição de roupas ou itens que estão no corpo, altura e largura de caixas.
2. Forma e tamanho de uma parte do corpo
Este segundo classificador pode descrever tamanho, forma e textura do corpo, sejam elas de animais ou pessoas. Assim como no anterior, não conseguem indicar posição ou movimento.
Um bom exemplo é a descrição das orelhas de um elefante ou bicos de diferentes aves, nariz ou penteado.
3. Parte do corpo em posição específica ou durante ação
Já este classificador consegue indicar posição ou movimento a partir da configuração das mãos, podendo ser tanto para animais quanto para seres humanos.
Exemplos: cabeça de uma pessoa repousando em seu ombro, posição de alguém com pernas cruzadas sentado em uma cadeira, o movimento das orelhas de um cavalo, etc.
4. Classificador locativo ou semântico
Tem como intuito descrever objetos em lugares determinados ou utilizar da ironia para indicar parte ou todo de objeto.
Exemplos: chão onde um lápis caiu, bola batendo na cabeça de alguém, flecha fincando no alvo, etc.
5. Manipulação de objetos
Este classificador visa mostrar como se deve usar algo ou manipular determinado objeto.
Exemplos: carregar balde segurando pela alça, virar página, tocar campainha de porta, etc.
6. Indicação de movimentos corporais
Como já mencionado, indica alguns movimentos que fazemos com o corpo, como acenar para alguém, coçar a cabeça indicando confusão ou perplexidade, movimentar os braços para ação de corrida, etc.
7. Plural
Tem como intuito classificar um número específico de objetos, pessoas ou animais.
Exemplos: três pessoas caminhando juntas, x carros estacionados na rua, fila longa com x pessoas avançando lentamente, etc.
8. Elementos
Esse classificador é usado para descrever movimentos de coisas que não são sólidas.
Exemplos: gotas de água, luz de pisca alerta, vapor subindo de algum lugar, etc.
9. Nomes
Indicam letras e números, mas que não pertencem a nenhuma descrição.
Exemplos: títulos de livros, nomes ou números em camisas esportivas, siglas em portas de estabelecimentos comerciais, etc.
Neste artigo você pôde encontrar informações detalhadas sobre os principais classificadores em Libras, assim como sua definição e alguns exemplos referentes a cada um deles.
Ficou com alguma dúvida ou deseja expor sua opinião? Deixe o seu comentário aqui embaixo.
Você pode se interessar por:
Como alcançar a Fluência em Libras
Os 5 parâmetros da libras
A Língua de Sinais e o Regionalismo